O CEENTAA visa a criação de um espaço de reflexão crítica, experimentação e ação conjunta que estimule o entrosamento da arte, enquanto dimensão da vida humana, com a agricultura. Ao aproximar-nos da Natureza, a agricultura surge como dispositivo capaz de instalar a igualdade e a errância, propiciando vivências que influem nos modos de pensar a programação e a criação artística. Um programa cultural e artístico é apresentado atendendo à comunidade local e desenhado a partir da colaboração com especialistas artistas em residência.
O Projecto
É um projecto de reconhecimento e aproximação à Natureza, na sua complexidade, através do entrosamento de práticas artísticas com modelos de agricultura regenerativa, nomeadamente uma agrofloresta. O projecto propicia um espaço de reflexão crítica, experimentação e acção que segue dois eixos complementares:
1) um programa cultural e artístico de envolvimento da comunidade — que desenvolve uma reflexão crítica, ambiental e agrícola —, assumindo formas diversas e para a qual são convidados profissionais de diferentes áreas do saber com trabalho e pensamento aprofundado sobre os temas a explorar;
2) um modelo de residências artísticas que pretende estimular uma desaceleração e contrariar as lógicas institucionalizadas da criação artística, privilegiando o processo como resultado de um estar em plenitude. Propõem-se que esta experiência seja feita pela ligação à Natureza através da agricultura, possibilitando-se um sincronismo com a mesma que obriga a uma desaceleração e permite formas de compreensão e experienciação estéticas mais ligadas ao real e à imprevisibilidade.
A agrofloresta surge como veículo para a criação de um espaço comum onde vivências conjuntas, a troca de saberes, o reavivar dos laços de afeto e de cooperação próprios de uma comunidade podem germinar, enriquecidos pela presença da arte e do pensamento crítico.
A EQUIPA
O CEENTAA tem uma estrutura horizontal na qual a equipa nuclear – constituída por uma professora e produtora/programadorada à qual se junta um artista e um curador em residência prolongada – assegura as necessidades do projecto de forma orgânica e partilha a direção artística.
Uma equipa alargada é convidada a contribuir para o pensamento sobre a programação e a criação da agrofloresta, em que a intensidade do envolvimento de cada um responde a uma escolha individual e voluntária.
Apoios
Estratégico
Herdade da Tapada da Tojeira
Financeiro

