
Programa
No CEENTAA queremos criar um espaço de experimentação, que propicie a reflexão crítica e acção conjunta, para repensarmos colectivamente o nosso posicionamento no mundo e em relação a ele.
Para isso, organizamos actividades e eventos, que desenvolvemos com o apoio de profissionais de várias áreas do pensamento e que vão de encontro às vontades daqueles que, a nós, se vão juntando.
Pensarmo-nos no mundo implica reconciliarmo-nos com a natureza e voltarmos a percebermo-nos como parte dela. A agrofloresta, como modelo de regeneração e coexistência, revela-se uma base que nos permitirá estruturar este pensamento e as actividades que o acompanham. Assim, propomos 4 eixos temáticos, que constituem conceitos fundamentais numa agrofloresta, para servir de ferramentas de activação.
2024-2025

01.
Solo
Apoio à programação: Alejandro Alonso Díaz
O solo é um organismo vivo complexo, que desempenha serviços ambientais essenciais para a vida na Terra. Um solo saudável regula o clima, transforma nutrientes, concentra e filtra água e sequestra carbono da atmosfera. Então porque razão o vemos como matéria inerte? De que forma podemos olhar para a complexidade do solo como analogia para criar um chão-comum?
02.
Tempo
Apoio à programação: André Barata
O tempo que vivemos no nosso dia-a-dia é uma construção que agora nos obriga a uma constante aceleração em função de um suposto aumento de produtividade. E se o nosso tempo passasse de uma construção maquinada para uma percepção natural? O que aconteceria se desacelerássemos? Que tempo seria este e de que forma nos poderíamos relacionar com ele e com o sentido da vida?

03.

Água
Apoio à programação: Andreia Garcia
A água é vida. Mas porque a tomamos como um bem garantido? Mesmo confrontados com a eminência da sua escassez vivemos na ilusão de que é algo a que teremos sempre acesso. Pensamos que ignorando as ameaças elas desaparecem e para isso criamos formas de continuar iludidos. Será egoísmo ou uma forma de proteção? Ou será antes uma consequência da ideia passada pelo discurso dominante de que não há alternativa? A boa notícia é que ainda é possível mudar.
04.
Corpo
Apoio à programação: João dos Santos Martins
O pensamento racionalista criou uma cisão entre a mente e o corpo, passando este a ser visto como máquina. Mas o corpo humano é uma entidade complexa que está em conexão com todos os outros seres e é o suporte no qual se inscreve cultura e tempo. O corpo tem tanto a nossa identidade e as condições materiais da existência humana, como a nossa capacidade de agência, individual e colectiva. Um corpo é tão mais forte quanto for a sua complexidade.

Partilhe Ideias e Projectos
Este programa pretende ir de encontro aos desejos da população local, como rumo de construirmos uma comunidade. Se vive ou trabalha em Vila-Velha de Ródão (ou perto do concelho) e acha que este projecto pode contribuir para uma reflexão sobre um assunto que lhe parece importante ou para um projecto que gostasse de desenvolver, partilhe connosco. É importante desejar.
Para facilitar o contacto criámos este espaço, mas junte-se a nós nos eventos que vamos organizando e fale connosco.

